Com a proximidade das férias escolares do meio do ano, os consumidores começam a programar o que fazer nestes dias de folga. OProcon de Adamantina, órgão vinculado a secretaria municipal de administração da Prefeitura de Adamantina, elaborou algumas dicas e orientações:
PACOTES DE TURISMO – Após a escolha do passeio e do roteiro, deve-se avaliar o tipo de pacote: individual ou excursão. Os pacotes individuais são mais indicados quando se prefere maior liberdade na programação, com roteiro específico. A hospedagem como o transporte são previamente contratados, portanto datas de saída e chegadas devem ser seguidas com rigor. No caso de excursão roteiros e horários são fixos. A pesquisa de preços é vital. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem.
TURISMO AVENTURA – Trata-se de uma modalidade de turismo direcionado a aventura ou ecologia como, por exemplo: safari, caminhadas na mata e/ou montanha, mergulho em cachoeiras, etc. Além de certificar-se quanto a ter sua segurança física e pessoal garantida, analise se suas condições físicas são compatíveis ao programa.
VIAJAR DE ÔNIBUS – Começando pela informação: as empresas de ônibus devem manter painéis ou cartazes discriminando o destino, horários de saída e preço, em lugar visível e de fácil acesso; fique atento quanto ao seguro facultativo, que está proibido de ser cobrado do usuário. O passageiro, se desejar, poderá adquirir sua passagem sem data de embarque, mas ela estará sujeira a reajuste de preço se não for usada dentro de um ano da data de emissão. Em caso de desistência da viagem, as empresas são obrigadas a devolver o valor da passagem ao consumidor, desde que comunicada com antecedência de até12 horas, com retenção de até 5% do valor.
CRUZEIROS MARÍTIMOS – Na hora da escolha não deixe de levar em consideração a existência de umatemática para a viagem – romântico, fitness, gastronômico, cultural, etc. ouse é um cruzeiro comum.Faça uma pesquisa levando em conta: opreço total, opções de pagamento, duraçãodo passeio, locais de saída, se o preçoabrange o transporte terrestre ou aéreoaté esses locais, número de refeições diárias,hospedagem nos portos visitados, seos custos referentes a passeios estão inclusos,taxas portuárias, taxas de serviçosque substituem a famosa gorjeta, a categoriada cabine e, muito importante, a sualocalização. Outra dica é verificar junto aoseu agente sobre eventuais promoções.
ATRASO DE VOO – No momento da ocorrência o consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou do balcão de embarque da companhia para tentar solucionar o problema. Alguns aeroportos possuem postos do Juizado Especial Civil que poderá ser acionado no caso da empresa não solucionar o problema.
RESERVA DE PASSEIOS E VIAGENS ON LINE – consulte alguém que já tenha estadono local escolhido e/ou busqueinformações mais precisas;é indispensável receber uma confirmação de reserva por fax ou e-mail; procure fazer o depósito solicitado para reserva no menor valor possível e, mediante a comprovante por escrito; guarde qualquer documento e anúncios publicitários referente ao pacote; em caso de pacotes nos quais são oferecidos serviços, imprima a programação; ao consultar sites dê preferência aos registrados no Ministério do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br); no caso de passagens aéreas, consulte os preços com agentes de viagens, pois os sites nem sempre informam sobre combinações tarifárias que podem tornar o bilhete mais barato.
BAGAGEM EM VIAGENS RODOVIÁRIAS – O passageiro deve tomar certos cuidados: identificar a mala por dentro e por fora, se estiver transportando presentes, levar consigo na bagagem de mão, as notas fiscais de compra, carregar os documentos pessoais e objetos de valor, como jóias; exigir que um funcionário da empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro.
HOSPEDAGEM – Deve-se procurar obter o maior número de informações possíveis sobre a infraestrutura do estabelecimento como são as acomodações, os serviços que oferece (lazer, refeitório, sala de TV, se existe condução, farmácia, restaurante, etc.) se ele esta registrada na Embratur e qual sua classificação. Verifique se o estabelecimento possui algum panfleto publicitário, em caso positivo, peça para que seja enviado um exemplar.