Milhares de alunos voltaram a acordar mais cedo ontem, 1°. Após passarem alguns dias de férias, durante o recesso escolar, as escolas estaduais retornaram as atividades do segundo semestre.
Nas escolas de abrangência da Diretoria de Ensino de Adamantina, de Osvaldo Cruz a Panorama, 16.989 alunos retornam as atividades para a conclusão de mais um ano letivo que será encerrado no dia 20 de dezembro.
Em todo o estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual da Educação (SEE), são cerca de 3,8 milhões de alunos matriculados em cinco mil escolas no Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Médio (1ª a 3ª séries).
Nas quatro escolas estaduais de Dracena, Alfredo Machado, Isac Pereira Garcez, Julieta Guedes de Mendonça e 9 de Julho, estão matriculados 3.171 alunos.
O segundo semestre é, tradicionalmente, o período de aplicação das avaliações externas. Em novembro, os estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participam do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Os resultados das provas de matemática e língua portuguesa são utilizados para orientar as ações da Pasta. Em 2015, foi registrado o melhor resultado da história nos três níveis de ensino. As notas também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
No mesmo mês, turmas regulares do 3º ano do Ensino Fundamental farão as provas de escrita, leitura e matemática do ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) organizada pelo Ministério da Educação. Na última edição, os alunos paulistas se destacaram nos índices. Em escrita, por exemplo, São Paulo mais que dobrou o número de crianças em níveis mais avançados, passando de 40,22% para 85,25%.
MATRÍCULAS – Crianças, jovens e adultos que queiram ingressar na rede estadual de São Paulo no segundo semestre de 2016 ainda podem garantir a matrícula. Basta comparecer a uma unidade de ensino com certidão de nascimento ou RG (registro geral). No caso de interessados menores de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis. É aconselhável também a apresentação de comprovante de residência. (Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)