Termina às 15h59 de hoje (15) o período de inscrições para o concurso que vai preencher 2.293 vagas de soldado de 2ª classe da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os registros podem ser feitos apenas pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br), com taxa de R$ 50.

A partir do término do período de inscrições, que começou no dia 16 de novembro, também não será mais possível imprimir o boleto para quitação da taxa, de acordo com o edital publicado no Diário Oficial.

Os aprovados em todas as etapas do concurso ingressarão no curso de nível técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, oferecido pela Escola Superior de Soldados (ESSd), em Pirituba. O curso tem duração média de um ano.

Requisitos

Para se candidatar a uma vaga de soldado, é preciso ser brasileiro e ter idade entre 17 e 30 anos. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 metro. É necessário ter concluído o ensino médio e ser habilitado a conduzir automóveis.

O candidato pode ter tatuagens, exceto quando elas ficarem visíveis com o uso de bermuda e camiseta de manga curta – tipos de uniforme da PM – e quando as artes defenderem valores contrários ao da polícia, como referências violentas ou preconceituosas.

O edital também informa que não há vagas disponíveis para pessoas com deficiência, “tendo em vista as peculiaridades do exercício das funções policiais militares inerentes ao cargo”. A remuneração inicial do soldado de 2ª classe é, atualmente, de R$ 2.992,54.