A Usina Alta Paulista (Usalpa), de Junqueirópolis, confirmou demissões de aproximadamente 350 dos cerca de 1 mil funcionários da empresa. Segundo a usina, os desligamentos devem-se ao encerramento da safra de 2016, 40 dias mais cedo do previsto.
“Em decorrência da seca, a qual provocou a quebra na produção da cana-de-açúcar e diferentemente dos demais anos, onde a entressafra era no máximo de três meses, fará com que provavelmente reiniciaremos a próxima safra no mês de maio, ocasionando um intervalo duas vezes maior que a normalidade”, informa a empresa em nota ao JR.
Ainda de acordo com a Usalpa, “com isso, para adequação do fluxo de caixa, uma vez que não haverá serviços para essa totalidade de pessoas, pois o período é mais longo, faz-se necessária tal redução”.
A empresa afirma que “a grande maioria destas pessoas retorna ao trabalho no decorrer dos primeiros meses de 2017”.
SINDICATOS – Ainda conforme informações dos sindicatos das duas categorias de trabalhadores a quantidade de demissões é maior.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Junqueirópolis, informou sexta-feira, 2, que no setor rural 200 trabalhadores estavam sendo dispensados. Incluem funcionários do campo, motoristas, tratores, entre outros setores.
Já o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fabricação de Álcool de Presidente Prudente informou que foram feitas 166 demissões, totalizando na área dos dois sindicatos, 366 desligamentos.