“Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste. Todos eles esperam em ti para que lhes dês o alimento no tempo certo; Tu lhes dás, e eles o recolhem, abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas. ” (Salmos 104.24,27 e 28).

Há uma máxima que diz que “não existe almoço de graça”. Um provérbio americano fala: “Não há nenhuma refeição gratuita” em nossa vida. Tudo tem um preço, e se queremos conquistar algo, não virá por acaso, precisamos nos esforçar até atingirmos nossas metas, nossos alvos, até realizarmos os nossos sonhos. Podemos até concordar com essas afirmações na esfera do trabalho e das práticas humanas. Mas quem usa provérbios como o citado acima para orientar a sua vida, caminhará numa direção equivocada, pois, de certa maneira, nossa vida não é mais que um “almoço de graça”!
Explico através de alguns questionamentos. O dom da vida tem algum custo para nós? Pagamos para nascer? Quanto nos custa o ar que respiramos? Ou você precisa ir a um supermercado de tempos em tempos para comprar um botijão de oxigênio, prendê-lo nas costas, e sair respirando? Pagamos pela água que mata a nossa sede? Se pagamos é para torna-la purificada e viável para o consumo, uma vez que nós seres humanos a poluímos. Não pagamos um centavo pela chuva que cai, irriga a terra e sacia a nossa sede! E mais, Jesus nos diz em Mateus 5.45: “…pois que Ele (Deus-Pai) faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos! ”
Tudo o que temos, tudo o que recebemos, tudo o que desfrutamos, inclusive a nossa vida, é presente de Deus. E quanto à salvação em Jesus Cristo? Ela nos é oferecida de graça, pois Ele pagou o preço por nós morrendo na cruz. Somos salvos somente pela graça, não pelo que fazemos, uma vez que jamais seremos perfeitos o suficiente para merecermos o céu.
Agradeça a Deus pela vida. E também busque a salvação, a vida eterna que o Senhor Jesus te oferece de graça! Tudo o que Ele quer é o teu coração! Ele promete: “…Eu vim para dar vida, e vida em abundância” (João 10.10). Pense nisto. Que o Deus Eterno, Autor e Sustentador da vida te abençoe!

*Pastor e missionário presbiteriano