As agências lotéricas de Dracena registraram ontem, 19, um movimento acima do normal. É que os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro começaram a sacar nesta última quinta, o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), relativo ao ano- base 2015.
O saque do benefício pode ser feito nos canais de autoatendimento do banco, por meio do Cartão do Cidadão, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa Econômica Federa (CEF).
Para quem tem conta na CEF, o dinheiro foi depositado na terça-feira, 17, desde que houvesse movimentação com saldo positivo e um único titular.
LOTÉRICAS – Ontem, 19, de manhã, o proprietário de uma das lotéricas de Dracena, Geraldo Gimenez, informou que a procura para receber o PIS no primeiro dia do pagamento, estava acima do esperado.
“Formou fila, entre 60 a 70 trabalhadores beneficiados já passaram aqui no período da manhã para receber”, informou.
O benefício fica disponível para saque até o dia 30 de junho de 2017. “A novidade a partir deste ano é que o abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base”, informa a assessoria de imprensa da CEF de Presidente Prudente.
Quem trabalhou durante todo o ano de 2015 terá direito a um salário mínimo (R$ 937,00). Quem trabalhou apenas um mês receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral.
Para ter direito ao Abono Salarial é preciso ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias no ano-base (2015) com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e a empresa onde trabalha deve informar seus dados na Relação Anual de Informação Social (RAIS).
No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 16 para trabalhadores nascidos em março e abril (calendário abaixo). O calendário deste exercício vai até o dia 30 de junho de 2017.
QUANTIDADE – A assessoria de imprensa da CEF em Presidente Prudente informou que neste ano não é possível a Caixa divulgar o número de trabalhadores com direito ao PIS nas cidades da região devido às mudanças que ocorreram no sistema de pagamento.
Ressaltou a assessoria que se o saque do PIS não for efetuado até 30 de junho o valor é incorporado ao saldo de quotas para atualização e disponibilidade no próximo calendário.
A recomendação é não deixar para a última hora, segundo o chefe de divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan. “É importante que os beneficiários fiquem atentos ao mês de nascimento, e se dirijam às agências de acordo com o calendário divulgado. Essa programação evita tumultos”, orienta.
SERVIÇO – Para saber se tem direito a receber o benefício, o trabalhador pode consultar o site da Caixa (CEF), ou ligar no 0800 726 0207, opção 1