Amanhã, 6, é comemorado o dia de Santos Reis, uma data religiosa comemorada por católicos, em que encerra o período das festividades do Natal. Aqui em Dracena, não poderia ser diferente.
A moradora dracenense Maria Lenice dos Santos Ferreira recebe anualmente em sua residência, localizada na rua Manoel Olino de Oliveira, no Jardim Kennedy, católicos de bairros adjacentes entre outros, para a celebração da missa em alusão à data.
De acordo com Maria Lenice, conhecida por Nicinha, há mais de 15 anos, ela prepara a casa com decorações de enfeites natalinos, monta o presépio e coloca imagens de santos católicos para recepcionar os devotos.
Segundo ela, essa tradição de comemorar o dia de Santos Reis começou mesmo antes de residir em Dracena, quando a família morava em uma propriedade rural em Osvaldo Cruz próxima a cidade de Sagres. Os pais dela já participavam juntamente com os sete filhos, de grupos de foliões de reis que percorriam as casas, entoando canções religiosas. “Meu pai participava dos grupos tocando violão e acordeão, e minha mãe e nós o acompanhávamos”, relembra.
Todos os anos, na casa de Maria Lenice, é celebrada a missa no dia dos Santos Reis, celebrada por padres ou freis da cidade e com a participação dos ministros da eucaristia, da comunidade católica da igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
Ela conta que a celebração ocorre na garagem da casa, com todos os preparativos, a colocação do altar, cadeiras e a bandeira do Espírito Santo na janela da casa. A rua chega a ser interditada devido ao grande número de pessoas que participam todos os anos. “No começo rezávamos o terço, mas com o passar do tempo, o número de fiéis foi aumentando, em média recebemos de 70 a 80 pessoas”, afirma.
Para ela, a importância de organizar e celebrar a missa vai além de sua felicidade. “Minha emoção não é por mim, e sim pela fé das pessoas em Jesus Cristo,” diz emocionada.
SERVIÇO – A missa será celebrada nesta sexta-feira, 6, às 20h, na rua Manoel Olino de Oliveira, Jardim Kennedy, n.º 231, pelo frei Ayrton.