Existe uma perigosa epidemia atingindo motoristas por aí. Autoridades dizem que os principais sintomas são aversão ao asfalto, desejo incontrolável de conhecer novos lugares e necessidade de se embrenhar no meio da lama. Se você apresenta um desses sintomas, cuidado: o vírus da “jipeirice” te contagiou.
Médicos recomendam um tratamento simples à base de doses de Suzuki Jimny e Troller T4 sem moderação. São eles os modelos mais procurados por quem deseja ingressar no mundo off-road, seja competindo esporadicamente em ralis de regularidade ou mergulhando de cabeça nas trilhas mais radicais.
Antes de cair na lama, vamos esclarecer que não estamos comparando os modelos – nosso objetivo é mostrar como eles se comportam fora do asfalto. Até porque ambos estão separados por um abismo na tabela de preços: enquanto o Jimny parte de R$ 65.990 (a versão avaliada é a 4Sport, de R$ 71.990), o T4 sai por R$ 124.890.
As diferenças continuam em porte e motor. Adotado por parte dos órfãos do Mitsubishi Pajero TR4, o Suzuki tem 3,64 metros de comprimento (apenas 4 cm maior que um VW Up!) e 1,70 de altura, levando quatro pessoas mais (pouca) bagagem (são só 113 litros). O veterano motor 1.3 16V a gasolina tem 85 cv e é acoplado a uma caixa manual de cinco marchas.
Já o Troller T4 mede 4,09 metros e tem 1,96 de altura, e também fica devendo no porta-malas (134 litros). Sob o capô está um poderoso 3.2 turbodiesel de 200 cv emprestado da Ford Ranger, assim como a transmissão manual de seis marchas com engates curtos. Ambos saem de fábrica com tração 4×4, acionada por botões no Suzuki ou um seletor giratório no Troller.
Jipes não são luxuosos, mas a dupla oferece confortos como ar-condicionado (analógico no Jimny e digital bizona no T4), direção hidráulica e vidros elétricos. Só o T4 vem com bancos de couro, mas a falta do airbag duplo (não é obrigatório para jipes) é um deslize imperdoável. Defensores do Troller podem até dizer que o item pode disparar nos solavancos das trilhas, mas o fato é que o Jimny traz as bolsas infláveis. Ao menos o freio ABS equipa o T4.
Ambos têm pneus Pirelli Scorpion ATR, indicados para uso misto, e o Jimny avaliado tinha o snorkel (vendido à parte por R$ 900). As duas marcas oferecem uma vasta gama de acessórios homologados para off-road pesado, incluindo cintas, estribos, pneus lameiros e até guinchos.
Todas as diferenças caem por terra na hora de encarar a… terra.