Dr. Paul Tournier, famoso conselheiro Suíço, disse: “Não há sofrimento pior e mais prejudicial do que o sentimento de culpa. Para algumas pessoas a maior dificuldade é o presente, para outras é o medo do futuro, mas outras acham que o pior inimigo é o passado; porque o passado pode transformar o presente em um inferno. Enquanto a ansiedade é o medo do futuro, daquilo que está para vir; o sentimento de culpa é o medo do passado”. E foi esse temor do passado que turbou a existência de Davi,autor do Salmo 32.

Neste Salmo o salmista evidencia a seriedade de seu pecado e clama a Deus pelo perdão. Ele reconhece que o pecado afronta a Deus. Ele suplica pelo perdão considerando a benignidade de Deus. A experiência de Davi nos ensina que somente uma pessoa tocada pelo Espírito de Deus pode reconhecer seu erro,prantear pelo seu fracasso, compungir-se e descobrir a verdadeira alegria.
Arrependa-se diante de Deus e experimente a verdadeira alegria! Confesse a Deus as suas maldades. Quando fazemos isso experimentamos, além da verdadeira alegria, a liberdade de alma. O sofrimento é um dos efeitos do pecado. O pecador se regozija quando, arrependido, volta-se para Deus, confessa seus pecados e sente que Ele o perdoou totalmente. Para sentir a alegria do perdão é imperioso confessar os nossos pecados a Deus:“O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a Ti o meu pecado”(Salmos 32.5). Somente a misericórdia de Deus pode produzir a alegria do perdão:“Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos! ” (Sl 32. 2). A verdadeira alegria é fruto da paz com Deus!O apóstolo Paulo nos ensina: “Agora, aceitos por Deus pela nossa fé Nele, temos paz com Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. (Rm 5.1)
Precisamos arrepender-nos diante de Deus, confessando os nossos pecados, para experimentarmos a verdadeira alegria. Reconheça diante d’Ele sua própria natureza pecaminosa. Essa atitude promove nossa reconciliação com o Senhor, trazendo o verdadeiro contentamento. A tendência humana é sempre camuflar suas falhas, esconder seus equívocos.
Em Jesus Cristo somos perdoados dos nossos pecados e inocentados quando O buscamos arrependidos e, sinceramente, confessamos nossas faltas. Como está sua vida?O que tem trazido culpa no seu coração?Abra o seu coração para Deus, confesse e creia que Ele te ama e está esperando essa sua atitude para te perdoar. Somente assim você provará a verdadeira alegria!

*Pastor presbiteriano