A igreja católica deu início na quarta-feira, 1º, ao período da quaresma, de preparação para a Páscoa, cuja duração é de 40 dias. A igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida assim como as demais igrejas da cidade e região contou com um grande público que receberam a imposição da cinza.
O período da quaresma se estende até o domingo de ramos, uma semana antes da Páscoa. É marcado pela penitência, jejuns, pela conversão e pela preparação para o batismo.
Também foi o lançamento no Brasil da Campanha da Fraternidade pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como tema este ano ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’. Traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.