O primeiro dia do período da quaresma, que compreende 40 dias, teve início na última quarta-feira, 1º, com a celebração da missa de cinzas. Neste período, um dos hábitos tradicional de penitência dos fiéis é a troca do consumo de carne vermelha por peixes. E é na quaresma, que o consumo por pescados registra aumento de procura, e em Dracena não é diferente.
De acordo com o proprietário de frigorífico e de uma peixaria da cidade, Rogério Soares da Silva, esses últimos dias da semana que antecedeu o primeiro dia da quaresma, já teve uma procura pelos consumidores por peixes.
Ainda segundo ele, a expectativa de vendas neste período é que as vendas aumentem em média 20%, em relação à mesma época do ano que passou, lembrando que na última semana do período da quaresma, a procura tende crescer ainda mais. Rogério aponta que: “A expectativa é que o consumo chegue varie em média de 40% a 50%”.
Conforme o proprietário da peixaria, o estabelecimento comercializa cerca de 60 tipos de espécies de peixes, sendo que os pescados mais procurados na quaresma são o salmão, bacalhau, merluza, sardinha, corimba, pacu, piapara, entre outras.
No frigorífico de pescados, segundo Rogério, a produção diária é de cerca de 4 a 5 mil quilos de 20 espécies de peixes, no qual atende supermercados e peixarias das regiões de Presidente Prudente, Marília e Assis.
SUPERMECADOS
Os supermercados também oferecem estoques variados de peixes e promoções. De acordo com o gerente comercial de um supermercado da cidade, Edilson de Camargo, todos os anos tradicionalmente é realizado o feirão de peixes, com o intuito de atrair a clientela.
Segundo ele, desde a última segunda-feira, 27, já teve uma procura significativa por pescados, devido ao feirão de peixes e do primeiro dia da quaresma.
Conforme Edilson, a expectativa de vendas dos pescados na quaresma é de uma boa procura pelos clientes. “Em torno de 10% a mais comparada ao ano passado, e reforçamos o estoque baseado nesta porcentagem de vendas”, disse.
Ainda de acordo com o gerente comercial, os pescados mais procurados pelos clientes neste período são os filés de salmão e sardinha, o bacalhau e camarão.