Mais de 100 moradias tiveram alagamentos e pelo menos seis pontes foram destruídas em Monte Castelo com a forte chuva que caiu sobre o município por volta das 2h30 de domingo, 21.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a chuva de forte intensidade que atingiu o município e região, causou danos em pontes e alagamentos em imóveis.
Uma ponte que liga Monte Castelo a São João do Pau D’Alho também teve que ser interditada junto com outra que faz a ligação Monte Castelo a Nova Guataporanga, ambas com erosões nas cabeceiras.
O único acesso para o município, conforme a Defesa Civil Estadual, até o domingo à noite, estava sendo pela rodovia General Euclides Figueiredo (SP-563).
Ainda de acordo com a Defesa Civil do Estado, a Comissão Municipal da Defesa Civil (Comdec) confirmou que não houve pessoas desalojadas nem desabrigadas, entretanto, aproximadamente 30 residências foram atingidas de modo mais severo, com perda de pertences pessoais e gêneros alimentícios. Não houve a necessidade de remoção dos moradores nem interdição de imóveis, assistência Social e Comdec, apóiam as pessoas afetadas.
PREFEITURA – A secretária executiva da Prefeitura, Ana Lúcia Marinho, informou ontem, 22, que os danos estavam sendo levantados com detalhes para o prefeito José Nilton da Silva, decretar estado de emergência no município.
FAMÍLIAS ISOLADAS – Marinho informou que na apuração constatou-se que seis pontes da zona rural, tiveram as cabeceiras destruídas, isolando famílias como no bairro Bandeirantes e na Fazenda da Paz.
“A Prefeitura vai precisar de auxílio para recuperar as pontes”, salientou a secretária. Na zona urbana, o asfalto foi deteriorado e um dos bairros mais atingidos, é conhecido por Brejão.
O prefeito também enviou um projeto de lei para a Câmara autorizar a contratação de mão-de-obra emergencial por 30 dias. Moradores de cidades da região, como Dracena e Tupi Paulista também colaboram com doações, principalmente de roupas e agasalhos.
Apesar de ter não ter desalojados nem desabrigados, cerca de 100 casas foram alagadas e 30 perderam todos os pertences.
DEFESA CIVIL – Além de a Prefeitura estar prestando o apoio às famílias afetadas incluindo alimentos, Marinho informa que ontem, 22, a Defesa Civil Estadual percorreu o município e fez a entrega de kits de produtos de limpeza, higiene e cestas básicas. Não houve registros de feridos.