Cerca de 7.100 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em 103 centros da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo estão inscritos para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Nas cidades de Irapuru, são 147 jovens inscritos dos CASAs Irapuru I e II para o concurso. O centro socioeducativo pertence à Divisão Regional Oeste (DRO), uma das 12 administrações localizadas da Instituição. As provas da primeira fase acontecem no dia 6 de junho e serão aplicadas pelos professores das próprias escolas.
Nos centros da Fundação CASA, onde lecionam professores da rede pública estadual, também ocorrerá a aplicação dos testes. Pela primeira vez em 13 anos de Olimpíada, alunos de escolas particulares também se inscreveram.
O número de participantes inscritos pela Instituição é o maior já registrado. Em 2016, foram 6.939 inscritos, sendo que 14 jovens alcançaram premiações, incluindo uma inédita medalha de bronze entre jovens privados de liberdade no Estado paulista. Em 2015, foram 11 menções honrosas.
Da capital paulista, estão inscritos 1.575 adolescentes que cumprem ou já cumpriram a medida socioeducativa de internação. Entre os centros do interior, são 5.088 adolescentes, além de 461 dos CASAs do litoral. Os jovens já desinternados poderão retornar ao centro socioeducativo onde cumpriu a medida para realizar a prova.
Na primeira fase, os adolescentes, separados em três níveis, responderão a prova objetiva, com questões de múltipla escolha. O teste terá duas horas e meia de duração. O resultado com os classificados será divulgado no dia 11 de agosto. A segunda fase, marcada para 16 de setembro, conterá avaliação discursiva.
Os inscritos separam-se nos seguintes níveis: 1, para matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; 2, para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e 3, para aqueles que cursam quaisquer das três séries do Ensino Médio.