Com o propósito de inserir o aluno nas atividades de atenção à saúde na comunidade de Dracena e região, acadêmicos do curso de Medicina da Unifadra iniciaram ação nos postos dos ESFs dos municípios de Dracena e Junqueirópolis.
Este módulo faz parte do programa de Interação Ensino de Saúde Comunidade (IESC). As visitas ocorrerão até o segundo semestre do próximo ano, com foco na prevenção e promoção em saúde.
“Nosso aluno já está vivenciando de maneira real o trabalho no campo, sempre orientado por profissionais que acompanham e monitoram todas as atividades”, comentou a docente do curso Eunice Nelli.
Os estudantes são acompanhados pelos preceptores e pelos agentes comunitários de saúde, desenvolvendo habilidades interpessoais que os possibilitam trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional, bem como uma reflexão sobre os principais problemas de saúde da comunidade.
Recebem os alunos do curso de Medicina da Unifadra Dracena os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do Jardim Brasilândia e do Jussara de Dracena, além dos ESFs 1, 2, 3, 4, 5 e 6 de Junqueirópolis.
Marilda Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de Medicina da Unifadra, disse que os alunos estudam pela metodologia ativa do processo de ensino-aprendizagem e que a estrutura é baseada em equipes, sempre com feedbacks constantes, o que permite um aprendizado significativo, com avaliação voltada à melhoria do desempenho.