O município de Santa Mercedes completa hoje, 24, o 69º aniversário de fundação e para comemorar a data, uma ampla programação está sendo desenvolvida desde o dia 27 de agosto e prossegue até o próximo domingo, 1º.

Para hoje, dia do aniversário, às 14h será disputada a Corrida das Personalidades no Estádio Municipal, às 18h será celebrada missa na matrizNossa Senhora das Mercês, seguida de procissão.

Às 20h, no Recinto do Rodeio, haverá show católico com Lucas Ferreira. A programação prossegue no próximo sábado,30, às 17h, com a partida de futebol entre Santa Mercedes x Tupi Paulista no Estádio Municipal.

Às 19h30, será celebrada a Missa da Juventude na matriz; às 20h30, ocorre o evento Evangeliza Mix com Dj, no Centro Comunitário e encerrando a programação, no dia 1º de outubro, será realizado Torneio de Truco no centro comunitário.

ADMINISTRAÇÃO – Santa Mercedes tem como atual prefeito,Manoel Donizete de Oliveira (Donizete Chegado), a vice-prefeita, Rosinei Santana dos Santos (Irmã Neide) e a presidente da Câmara, Rosângela Vieira da Cunha. O município tem um distrito, Terra Nova D ´Oeste.

O município possui de acordo com a estimativa populacional do IBGE de 2017, 2.945 moradores.

HISTÓRICO – A idéia da fundação de uma cidade na região vizinha do rio Paraná, junto ao ribeirão das Marrecas, próxima dos trilhos finais da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, partiu de Alípio Bedaque e Achiles Neves, sócios da Empresa Imobiliária e Urbanística Maripã Ltda. 
Em 24 de setembro de 1948, em terras do município de Paulicéia, colonizadas inicialmente pela Companhia de Agricultura, Imobiliária e Colonização (CAIC), foi lançada a povoação com o nome de “ Maripã “, homenagem às cidades de Marília e Tupã. 
Com a sua elevação a Distrito de Paz em dezembro do mesmo ano (1948) foi alterada a denominação para “ Santa Mercedes “, como homenagem a Maria Ana Mercedes de Sales, mulher do deputado estadual, Sales Filho. 
O seu crescimento rápido foi devido à cafeicultura, praticada em solo rico e o interesse despertado pelos colonizadores com a contribuição de correntes imigratórias, principalmente japonesa. 
Santa Mercedes, cujo traçado foi precedido de um plano urbanístico, por ocasião da criação do Distrito de Paz já contava com um bom comércio, duas farmácias, dois hotéis, duas serrarias, cinemas, três máquinas de beneficiamento de arroz, escolas em prédios modernos. Sua elevação a município deu-se em dezembro de 1953. (Fonte: IBGE)