Com a estiagem prolongada há mais de um mêsaumentou a proliferação dos pernilongos (culex) em Dracena e a população  vem reclamando dostranstornos  que o inseto causa, principalmente quando começa a escurecer.

Moradores da cidade entraram em contato com o JRrelatando os  incômodos  que os  pernilongos vêm causando  para as pessoas de todas as idades, de crianças aos  idosos.

Além das picadas que provocairritação na pele,  o zumbido do inseto perturba e atrapalha o sono dos moradores.

SECRETARIA-O secretário da Agricultura e vice-prefeito, Moisés Antônio de Lima, informaque a Prefeitura vem realizando o combate ao pernilongo diariamente e a aplicação na sexta-feira, 29,  por causa da previsão  de chuvas.

“Se aplicar o inseticida em dias de chuvasoproduto é perdido e seu custo é caro,  se não chover na próxima segunda, 2, o serviço volta a ser realizado para não impedir que a larva ecloda e evolua”, acrescenta o secretário.

São dois tipos de inseticidas utilizados, conformeMoisés, um para eliminar as larvas e o outro no combate ao pernilongo adulto.

O secretário explica que duas equipes estão trabalhando na aplicação dos inseticidas diariamente,um para o combate das larvas e o segundo, para eliminar pernilongos adultos.

“Com o aquecimento do tempo nos últimos diasas larvas  proliferaram muito rápido e a tendência é aumentar mais daqui para o final do ano”, prevêo secretário.

Moisés informa ainda que o larvicidaé utilizado nas bocas-de-lobo e locais onde há água parada . “O trabalho é realizado de forma rotineirae é rotineiro para que o veneno volte a ser intensificado no mesmo lugar a cada sete dias”, diz Moisés. Contra o pernilongo adulto é usado outro tipo de o inseticida para eliminá-los.

O secretário informa ainda quea partir da próxima semana, dia 2/10,  as equipes da Secretaria vão contar com mais uma máquina que pertence à Associação dos Produtores Rurais de Dracena (APRD)  para  reforçar o combate aos inconvenientes pernilongos na cidade.

FORMIGAS-Outro problema que está ocorrendo conforme Moisés, é o aumento de formigas saúvas na cidade e que de acordo com ele, a Secretaria também está empenhada no combate.