Foi concluída neste mês mais uma edição anual dos Jogos de Empresas com os alunos do 6º termo do curso de Administração da Faculdade Reges de Dracena. Utilizando-se de recursos tecnológicos, os alunos puderam fazer simulações da aplicação do conhecimento em processos decisórios em ambientes de incertezas empresariais. O objetivo estava em desenvolver no aluno a capacidade de superação dos problemas e dotá-los de visão estratégica empresarial.
O professor EdilbertoLanzoni coordenou os trabalhos em sala de aula e em laboratório numa sequência de tomadas de decisões em 10 ciclos, havendo a simulação de aproximadamente três anos de vida das empresas. Na quinta-feira (dia 23) foi encerrada a atividade com a realização dos processos de avaliação qualitativa e quantitativa de desempenho empresarial.
Neste ano, o cenário virtual foi dividido em três regiões, com renda per capita e demanda heterogênea e cada grupo tomou decisões envolvendo planejamento estratégico, controle de produção e custos, gerenciamento e previsão de demanda, logística, formação de preço de vendas, além de tratarem de assuntos como negociação salarial, contratação de funcionários e investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos (P&D).
Utilizando dos recursos da tecnologia da informação, os participantes acessavam o ambiente de seus smartphones, tablet, notebook ou qualquer outra plataforma com acesso à internet para o planejamento e implementação das decisões sob orientação do professor.
Lanzoni comentou que os resultados foram fantásticos e que a simulação mostrou com muita clareza o dia-a-dia de uma organização industrial. “O uso da tecnologia nos proporciona simular o cotidiano empresarial para os alunos, possibilitando desenvolver habilidades ou melhorar as que já possuem, produzindo mais e melhor”, afirmou o professor.
O curso de Administração da Faculdade Reges é uma referência no meio acadêmico com alto índice de empregabilidade dos seus alunos, mesmo antes de formados. O coordenador é o professor doutor Marcelo Plens.
RESULTADOS – A vencedora foi a empresa virtual Ice Company S/A com 224 pontos, formada pelos alunos: Leandro Antônio Freire da Silva, Marcos Vinícius de Almeida Balista, Matheus Boschetti da Rocha Lima e Paulo Roberto de Almeida Moreira.