Com o início do ano letivo nas universidades, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo está com vagas abertas para estudantes que desejam estagiar no órgão. Ao todo, a CATI possui convênio com 16 universidades, entre públicas e privadas, para estudantes de cursos de bacharelado e tecnológicos, ambos de nível superior, em áreas correlatas àquelas na qual a CATI atua.

São oferecidas 30 vagas para os estudantes de Adamantina e 10 vagas para estudantes de Dracena. Como requisito, o aluno deverá estar cursando agronomia, medicina veterinária, engenharia ambiental (Adamantina) ou engenharia agronômica e zootecnia (Dracena).

Em Dracena, o convênio está firmado com a Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade das Ciências Agrárias e Tecnológicas de Dracena – UNESP, desde outubro de 2014.

Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Treinamento pelo e-mail cetate@cati.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3743-3782.

O diretor regional da CATI Dracena, Luis Alberto Pelozo, ressaltou a importância do convênio. “O convênio com as faculdades é importante tanto para a instituição (CATI) como para os estudantes, contribui para ambos”, comentou.

CONVÊNIO – Os estágios na CATI são concedidos mediante convênio formalizado com a instituição de ensino à qual o aluno pertence. Os interessados devem cursar: agronomia, medicina veterinária, engenharia ambiental, zootecnia, tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em produção sucroalcooleira, tecnologia em aquicultura, engenharia agronômica ou engenharia florestal. Desde 2014, 59 alunos já tiveram a oportunidade de estagiar na CATI em todo o Estado.

De acordo com Márcia Moraes, da equipe de Assistência Técnica de Convênios e uma das responsáveis pela formalização dos convênios com as universidades, o interessado precisa saber se a universidade possui convênio com a CATI. “O interessado deve entrar em contato com o Centro de Treinamento (Cetate) da CATI, que é o departamento responsável pela coordenação pedagógica do estágio, e disponibilizar os dados para preenchimento do Termo de Compromisso, documento obrigatório para o início do estágio”, explicou. O Termo de Compromisso é feito com base no Termo de Convênio, que é assinado entre a universidade e a SAA. “Caso a universidade ainda não possua convênio, o aluno pode entrar em contato com a Assistência Técnica de Convênios da CATI para que a equipe ofereça para a universidade a possibilidade de convênio”, explicou Márcia.

A CATI oferece 10 vagas por curso e os alunos podem estagiar nas Casas de Agricultura, nas Regionais CATI, no Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) e nos órgãos centrais. Entretanto, as vagas são deliberadas pela equipe de Assistência Técnica de Convênios da CATI.  Ao término do período do estágio, a CATI, por intermédio do Cetate, oferece a certificação.  (Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).