Faltando apenas quatro dias para o prazo final do cadastramento biométrico obrigatório, os 13.006 eleitores de Junqueirópolis têm que se atentar e comparecer ao cartório local para não ter o título cancelado e ficar impedido de votar nas eleições de outubro deste ano.

O município de Junqueirópolis consta na lista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, assim como a cidade de Lucélia na região, como obrigatoriedade. Os demais cartórios de cidades próximas também efetuam o cadastramento, porém ainda não é um ato obrigatório.

Segundo a chefe interina do Cartório Eleitoral de Junqueirópolis, Neide Takeshita dos 13.006 eleitores, 8.200 realizaram o ato obrigatório junto a Justiça Eleitoral, até ontem, 22, correspondendo a 63% do eleitorado.

Ela informou que ainda faltam 4.800 eleitores realizarem o procedimento, no qual correspondem a 34%.

Neide ressaltou que nos últimos dias o movimentou no cartório chegou a aumentar em 20%, porém, segundo ela, o número de pessoas atendidas não chegou a 100 por dia.

De acordo com Neide, o número de eleitores que ainda não realizou o ato é preocupante. “Dos 4.800 títulos, prevejo que poderão ser cancelados em torno de dois mil, até o dia 27 deste mês, data do prazo final para o cadastramento biométrico”.

Ela comentou que foram realizadas ações para informar os eleitores da importância de efetuarem o cadastramento biométrico, como: divulgações em eventos religiosos, carro de som e contatos por telefones. 

Segundo ela, o eleitor deve comparecer ao Cartório e apresentar os seguintes documentos originais: título de eleitor, RG, CPF e comprovante de residência.

Neide ressaltou que após o dia 27 de março, o eleitor que não realizou o procedimento da biometria, terá o título cancelado e ficará impedido de obter empréstimos bancários, inscrever-se em concursos públicos, renovar ou efetuar a matrícula em unidade de ensino superior, obter passaporte e outras restrições.

SERVIÇO – O Cartório Eleitoral está localizado na rua Rui Barbosa, n° 790, centro (em frente ao Bradesco) e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados das 9h30 às 17h30. Telefone para informações: 3841-2023.

 

TECNOLOGIA

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.