A Faculdade Unifadra realizou, no dia 31 de outubro, uma noite de conscientização e prevenção do câncer de mama e de próstata, como parte das campanhas nacionais Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento foi realizado no Auditório da Fundec e contou com a participação de todos os cursos da instituição, professores e colaboradores.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, o ambiente acadêmico é um excelente locus de debate para as questões que permeiam a sociedade, inclusive as questões de saúde-doença que afetam a população, portanto, todos os cursos. São nestes espaços coletivos e de aprendizagem que poderemos fazer reflexões que possibilitem mudanças significativas nas vivências das pessoas. Assim, o evento teve como propósito discutir e refletir sobre aspectos relacionados ao câncer de mama e de próstata, rompendo estereótipos relacionados à doença e buscando de forma pedagógica/interativa mudanças de comportamentos diante da própria saúde (prevenção), assim como mudanças que atinjam o coletivo e promovam a saúde da população acadêmica e institucional.
Durante a atividade, o Sr. Antônio Galheisa e a Sra. Neide Lucaselu compartilharam conhecimentos e vivências sobre o câncer de próstata e de mama. “Parcerias com a comunidade enriquecem a instituição e seus membros, assim como beneficiam a comunidade, que divulga e discute questões relevantes para saúde da população, e favorecem a formação de profissionais mais capacitados para lidar com elas”, destacou Andréa Frizo.
“Vem sendo extremamente gratificante para todos nós, coordenadores de curso e docentes da Unifadra, promover eventos que discutam questões relevantes para a população acadêmica e para a comunidade, contando com a participação e o envolvimento direto dos discentes. Esta noite foi, sem dúvidas, especial. Juntos, mostramos o poder de todos os membros de uma instituição de ensino e reafirmamos o nosso papel na construção de conhecimentos, na promoção da saúde da comunidade acadêmica e institucional e na prevenção do câncer de mama e de próstata. Agradecemos a todos que colaboraram para o sucesso dessa noite, em especial, a Sra. Neide e ao Sr. Antônio, que nos prestigiaram com seus depoimentos de vida e de luta contra o câncer”, finalizou a coordenadora de Psicologia.