Temperatura certa
Retire os ingredientes como ovos e leite da geladeira um pouco antes de preparar o bolo, pois se eles estiverem em temperatura ambiente, o fermento agirá melhor.

Ingredientes soltinhos

Para deixar o bolo mais aerado, peneire os ingredientes secos como farinha, fubá e chocolate em pó antes de adicionar à massa.

Batedeira sem segredos
Ao preparar um bolo na batedeira, comece batendo as claras em neve, até ficarem firmes. Isso garante um resultado mais aerado e depois você não terá que lavar as pás da batedeira para batê-las. Para incorporar as claras à massa, desligue a batedeira e misture delicadamente com uma colher.

Liquidificador prático
Comece colocando os ingredientes líquidos para bater com mais facilidade e vá adicionando os demais ingredientes secos aos poucos, para a massa não formar grumos. O fermento deve ser adicionado por último e ser misturado com uma colher.

Na mão também dá
Se você não tiver uma batedeira ou liquidificador disponíveis, pode fazer uma massa bem macia e fofinha utilizando uma colher firme ou batedor de arame. O batedor consegue bater as claras em neve, garantindo uma textura impecável.

Forno quente
O forno precisa ser preaquecido por aproximadamente 15 minutos antes de a massa ser colocada para assar. Para saber se ele está quente o suficiente, observe o vidro: se ele estiver embaçado, não está quente o suficiente. Não abra a porta do forno nos 15 primeiros minutos em que a massa estiver assando, pois ele pode parar de crescer. O fermento sempre deve ser o último ingrediente adicionado à massa, independente se o preparo é na batedeira, liquidificador ou com as mãos.

Bolo na forma certa
Sempre utilize uma fôrma do tamanho pedido na receita, isso garante que o bolo tenha a altura certa. Na dúvida, veja se a massa crua ocupa até 2/3 da capacidade da forma. Unte com bastante margarina e farinha de trigo e, para desenformar, espere esfriar e solte da fôrma com uma faca. (Com informações Redação Bonde com Guia da Cozinha)