Esta época de festas e a maior movimentação na cidade para os trabalhadores da Cooperativa de Resíduos Sólidos de Dracena (Cotrares) fazem aquecer a atividade. Andréa Cristina Cardoso, presidente da Cooperativa informa que neste período do ano, a renda aumenta devido o recolhimento do material pelos trabalhadores triplicar em termos de quantidade.

Quantidade de lixo recolhido neste período triplica (Vanessa Matsumoto/JR)

A Cotrares segundo Andréa conta atualmente com 40 funcionários. “Não temos um salário fixo, varia de acordo com o que conseguimos recolher, por isso contamos muito com a colaboração da comunidade, para separar o lixo orgânico do reciclado. É o nosso ganha pão, para sustentarmos nossas famílias”. Ela informa que às vezes até animais mortos são jogados no saco específico para o lixo reciclável.

Andréa pede a compreensão da população para ficar atenta quanto à importância do trabalho da Cooperativa. “Todo material que conseguimos levamos para a usina, fazemos a triagem, depois prensamos e encaminhados para comercialização para uma empresa em Presidente Prudente”, explica. A coleta seletiva de lixo abrange toda área do município de Dracena quanto dos dois distritos Jamaica e Jaciporã.

Andréa alerta a população que na próxima segunda-feira, 24, terça (25) Natal, e quarta (26), não haverá coleta, retornando na quinta-feira, dia 27.

No dia 31 segunda-feira, 1° e 2 de janeiro também não haverá a coleta de lixo reciclável, retornará as atividades normais no dia 3 de janeiro, quinta-feira.