Nesta semana começaram a trabalhar para Prefeitura de Dracena, oito funcionários de campo, em contrato emergencial, na Vigilância Epidemiológica. É a primeira vez que o município faz uma contratação para enfrentamento da transmissão.

Os novos funcionários foram convocados pela lista do último concurso público realizado para Agente de Controle de Vetores. A contratação tem duração de três meses, podendo ser prorrogada por mais três meses.

Até quarta-feira (20), Dracena já havia registrado 58 casos positivos de dengue, somente neste ano de 2019. Desses, 50 casos são autóctones – quando a doença é contraída dentro da cidade – e oito casos importados, quando a pessoa contrai a doença em outro município.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todos os dias os agentes de controle de vetores têm encontrado muitas larvas e recipientes com água nas residências de Dracena. Visto o quadro de alerta em que o município se encontra e que a maioria dos casos registrados até então são autóctones, a situação fica ainda mais perigosa.

Mais uma vez, a Prefeitura pede a colaboração de todos no combate a dengue, que pode levar até a morte. A orientação da Vigilância é para que a população mantenha seus quintais limpos; coloquem areia em seus vasos de planta; lavem duas vezes por semana com água, sabão e uma bucha os bebedouros dos animais. Também é preciso manter piscinas tratadas com cloro; limpem calhas e lajes; tampem caixas d’água assim como tambores e bombonas usadas em construções; coloquem detergente a cada 15 dias na bandeja da geladeira, caso haja. E após a chuva é necessário vistoriar o quintal e eliminar tudo que possa acumular água, como: baldes, regadores, brinquedos espalhados, garrafas, materiais recicláveis, lonas, etc… Essa luta é todos! (Com informações Diretoria de Comunicação/Prefeitura de Dracena)