Quem passa pela Rua Fortaleza, no bairro Metrópole, se encanta com a beleza de um pequeno orquidário. Trata-se da casa de Regina Célia Dugaich, colecionadora de orquídeas, como ela gosta de ser chamada.

Aposentada e com problemas de saúde, Regina fez o curso de Orquídeas do Senar há alguns anos por curiosidade. A experiência com flores era mínima para não dizer nenhuma. Apenas dois vasos de plantas e uma bananeira em casa.

Motivada com a beleza das orquídeas e com a oportunidade de desenvolver alguma atividade em sua própria casa, ter um hobby, comprou algumas orquídeas e começou a cultivá-las. Com isso foi adquirindo mais plantas, fazendo mais cursos e com o tempo adaptou a área de sua casa para fazer um pequeno orquidário. “É uma espécie de terapia, fui expandindo o círculo de amizades, conhecendo outros colecionadores na cidade. Nos feriados e final de ano, quando as pessoas estão com parentes, eles vêm aqui para conhecer. A orquídea é surpreendente, quando vejo que floriu ficou feliz”, contou.

Regina cultiva orquídeas e faz a manutenção para aqueles que têm interesse.