A notícia da implantação de pelo menos sete praças de pedágio que vão impactar diretamente a região da Nova Alta Paulista foi o tema principal da assembleia da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) em Parapuã nesta sexta-feira, 22.

O presidente da entidade, prefeito de Parapuã Gilmar Martin Martins coordenou o encontro. “Minha posição pessoal é ser contrário, mas com a duplicação é algo inevitável. O que não concordamos é quanto a quantidade de pedágios e a proximidade dos postos de coleta. Aqui fizemos uma preliminar e voltaremos a debater o caso numa reunião só de prefeitos em Paulicéia no próximo dia 15”, afirmou o presidente.

Segundo a Amnap, o que não pode ser esquecido é o fato da duplicação e dos investimentos em equipamentos de segurança nas duas principais rodovias, no caso a SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) e a SP-425 (a Assis Chateubriand). (Com informações do Ocnet)

Concessão Piracicaba-Panorama

Em todo o Estado serão beneficiados trechos das rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425. O projeto prevê a ampliação e modernização da infraestrutura de 1.201 quilômetros de rodovias, sendo 417 quilômetros de duplicação, além de outras intervenções, como faixas adicionais, vias marginais e contornos urbanos, que melhoram a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Também serão implantados acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.

O processo foi iniciado na última segunda-feira (18/02) com a abertura, para consulta pública, das minutas prévias do edital, etapa em que os interessados na concorrência, representantes da sociedade civil e a população podem enviar contribuições para o projeto, além de questionamentos pelo período de 30 dias.

 

Calendário das Audiências Públicas

11/03 – São Paulo, 10 h, Auditório do DER (Av.do Estado, nº 777, 5º andar, São Paulo)

11/03 – Bauru, 15 h, auditório do DER Bauru (Av. Cruzeiro do Sul, 13.015, Vila Cardia, Bauru)

12/03 – Rio Claro, 10h30, Auditório do Núcleo Administrativo Municipal (R. Dr. Eloy Chaves, n° 3.265, Alto Santana, Rio Claro)

12/03 – Osvaldo Cruz, 10h30, Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Av. Brasil, 931, Centro, Osvaldo Cruz)

13/03 – Rancharia, 10 h, Auditório da Secretaria de Cultura e Turismo (R. Cel. Galdino de Almeida, s/n, V. Martins, Rancharia)

As informações sobre o projeto de concessão, bem como o regulamento e forma de participação na Consulta e nas Audiências Públicas estão disponíveis no site da ARTESP (http://www.artesp.sp.gov.br). (Com informações da Assessoria de Imprensa/Artesp)

 

Inovações na Região de Presidente Prudente

 

A concessionária equipará as rodovias sob sua responsabilidade com Wi-fi dedicado (rede de dados sem fio) ao longo de toda a malha a fim de levar ao usuário informações sobre o sistema, atualizando-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito, além de possibilitar o acionamento de socorro médico e mecânico. As rodovias também serão totalmente monitoradas por câmeras inteligentes e haverá pesagem em movimento para a fiscalização de veículos. O projeto prevê, também, que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de  acordo com a avaliação de novas demandas.

Reforçando o foco do Governo do Estado de São Paulo na segurança viária, as rodovias também serão as primeiras do país a contar com a metodologia iRAP (Programa Internacional de Avaliação de Rodovias), que tem como objetivo permitir que vias sejam projetadas para limitar a probabilidade de acidentes, assim como minimizar a gravidade das ocorrências. A metodologia já foi aplicada com sucesso em mais de 80 países, em mais de 1 milhão de  quilômetros de estradas.

Na área ambiental, a malha passará a integrar o programa “Carbono Zero” – isto é, a concessão prevê em contrato que a seja feita a compensação pelas emissões de gás carbônico decorrentes da operação das rodovias. A medida poderá ser viabilizada com a utilização de veículos e equipamentos nos seus serviços de operação movidos à energia limpa; praças de pedágios e iluminação abastecidas com energia solar, entre várias outras práticas. Esta obrigação será fiscalizada por certificação.

ESTRADAS. Nova concessão garante 272 quilômetros de rodovias duplicadas da região de Presidente Prudente

 

Na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP 294 a previsão é que a duplicação ocorra de Parapuã (km 560) a Junqueirópolis (km 637) e de Dracena (km 649) a Panorama (km 686)

 

A maior concessão rodoviária do estado de São Paulo, lançada na última sexta-feira (15/02), beneficiará a região de Presidente Prudente com 272 quilômetros de duplicação de rodovias. As obras fazem parte do novo lote de concessão rodoviária, ligando a região de Campinas, desde Piracicaba até Panorama – no extremo Oeste do Estado, divisa com o Mato Grosso do Sul, conduzida pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp.

O novo lote de concessão de rodovias, denominado “Piracicaba-Panorama”, prevê investimentos em torno de R$ 9 bilhões num período de 30 anos, e é composto pela malha de 218 quilômetros atualmente operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, cujo contrato vence este ano, além de 983 quilômetros operados pelo DER-SP que passarão a receber todas as modernizações do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.

 

Na região de Presidente Prudente, as duplicações serão nos trechos:

SP 284 – Duplicação de Assis (km 447) a Martinópolis (km 550)

SP 294 – Duplicação de Parapuã (km 560) a Junqueirópolis (km 637)

SP 294 – Duplicação de Dracena (km 649) a Panorama (km 686)

SP 425 – Duplicação da Parapuã (km 374) a Martinópolis (km 429)

 

SP 294 – trecho próxima a Dracena: Governo informa melhorias (Arquivo/JR)