O adolescente Alexandre (nome fictício), de 18 anos e que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Irapuru I, já está frequentando o curso superior de tecnologia em gestão de serviços jurídicos e notariais pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem).
O adolescente conquistou a bolsa integral da faculdade por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).
O curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) e ele utilizou a nota do Enem para pessoas em privação de liberdade (Enem-PPL) de 2018, realizado dentro do centro socioeducativo. A inscrição de Alexandre foi realizada dia 13/02.
Como explica a encarregada técnica do centro, Lídiane Júlio, Alexandre sempre demonstrou muita aplicação nas aulas. “É um jovem muito inteligente e dedicado e que nos surpreendeu com o resultado no Enem”, comentou.
Assim que as notas foram divulgadas, a equipe pedagógica do centro buscou cursos que mais se assemelhavam a carreira pretendida pelo adolescente, que era direito. “Este curso é uma motivação, uma forma de mostrar que é possível”, explicou.
Para Alexandre, a novidade foi inesperada. “Só acreditei quando fui fazer a inscrição, porque antes não estava acreditando muito não. Fico feliz que a equipe do centro e a minha família estão me apoiando nessa nova fase da minha vida”, disse.
Ele acredita ainda que esse curso será o primeiro degrau para uma conquista maior. “Sonho em, no futuro, fazer uma faculdade de Direito”, concluiu.