Aconteceu na última terça-feira, 26, II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa  Idosa de hoje tem como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas” contando com grande participação popular que se fez presente  nas dependências do CCI-ABF (Centro de convivência do Idoso Ana Brant Fernandes.

Antes dos trabalhos, o grupo de dança do CCI-ABF realizou uma bela apresentação de dança típica do folclore brasileiro.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Maria José Castilho (Zezé), a conferência foi realizada com intuito de reunir representantes do governo e da sociedade, e das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.

A mesa diretora foi composta por autoridades e técnicos: Maria José Castilho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; Sofia Rodrigues dos Santos – vice-prefeita;  Elayne Val, diretora de Assistência e Desenvolvimento Social; Lidia Teruel; representante dos idosos, Valdir Chimbinha, vereador;  Emilene Teixeira da Silva, representante do Conselho Estadual do Idoso, e a convidada especial Maria Angela Cabanilha de Souza Maltempi, palestrante.

Foi realizada a leitura do Regimento Interno, que ao término teve aprovação por aclamação. Durante o evento foram discutidos vários assuntos, como: os direitos fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas; Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia; Transporte, Cultura, Esporte e Lazer, entre outros.

A II Conferencia de Junqueirópolis também realizou a eleição que definiu os delegados representativos do município, sendo representantes do poder público, como titular: Maria José Castilho e como suplente Elisandra Fernandes; pela sociedade civil, a  titular de delegada Magda e como suplente foi eleito o Anizio Gandolfi. (Assessoria de Imprensa- Prefeitura de Junqueirópolis).

A palestrante Maria Angela (Divulgação)