Aprendizado e capacitação com foco na geração de renda são as principais características dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural Patronal de Dracena em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em fevereiro, 15 mulheres concluíram cursos de artesanato em cerâmica e artesanato com folhas e galhos e grãos de café – técnicas decorativas.

A instrutora do Senar, Carmem Lúcia Aparecida Borges, explicou que no curso de cerâmica, as participantes aprenderam sobre técnica e modelagem de panela utilitária, travessas e objetos de decoração.

As participantes foram orientadas sobre o processo de queima (evolução do fogo e tempo de finalização) uma vez que foi construído um forno básico para queimar as peças.

Já no curso de artesanato com folhas e galhos e grãos de café – técnicas decorativas, a ideia foi aproveitar a madeira do café, grãos torrados e desidratados e folhas para confeccionar objetos como vasos, bandejas e porta-retratos utilizando a técnica do mosaico, topiaria e esqueletização.

Os cursos são apostilados e as participantes receberam certificados.

 

O forno foi construído para queimar as peças de cerâmica (Lucas Mello/JR)