A única cidade do país projetada do zero pelo famoso engenheiro, urbanista e político, Francisco Prestes Maia, o município de Panorama (a 682 km da capital paulista) colonizada no fim da década de 40, foi pensada para ser uma cidade portuária é tema de pesquisa na USP.

À época, Prestes Maias pensou no Rio Paraná como modal barato ligando a bacia do Prata para escoar a produção agrícola de boa parte do país pela hidrovia até a Argentina, além de ligar Panorama com a ferrovia até o Porto de Santos.

Esse e outros relatos históricos de Panorama é parte de um estudo pioneiro e minucioso de autoria do paulistano Magdiel Silva, 26, pesquisador de mestrado Universidade de São Paulo que desembarcou em Panorama no começo dessa semana com um único propósito, colher elementos para a tese de mestrado sobre a origem de Panorama que será defendida na mais importante universidade do país em março do ano que vem.

Sem poder contar com um acervo histórico municipal, o pesquisador tem adotado como rotina, visitas às residências de famílias que ainda guardam documentos e fotos de época como arquivo pessoal.

Para ampliar o acesso a esses materiais desconhecidos que contam a história de Panorama, Magdiel disponibiliza meios de contato para que interessados possam contribuir com a pesquisa de campo encaminhar informações via e-mail: magdielsilva@usp.br ou se preferir WhatsApp: (11) 95367 5831 ou também adicioná-lo no Facebook pesquisando pelo nome: Magdiel Silva (São Paulo).