Uma tarde com novos conhecimentos para a escolha profissional e orientações sobre a prevenção do suicídio, assim foi a visita dos alunos do 9º ano e 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Eng. Isac Pereira Garcez, de Dracena, à escola CEP/UME, da Fundec, na terça-feira, 10. Os alunos conheceram a estrutura do CEP/UME e puderam saber mais sobre a escolha de cursos técnicos profissionalizantes.
A psicóloga Profa. Esp. Daniela Ormeneze da Silva conversou com os alunos sobre o Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio. “A prevenção é essencial. Precisamos quebrar tabus, compartilhar informações. Quando estamos em sofrimento precisamos conversar, dividir isso com um amigo, um profissional da saúde, com a família. Precisamos buscar ajuda! E precisamos também saber identificar quando um amigo ou pessoa próxima também precisa dessa ajuda”, comentou Daniele.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas: tudo isso contribui para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.