A parceria entre homens e animais é uma realidade da história humana, onde a domesticação destes trouxe possibilidades de parcerias de trabalho, companhia e outros benefícios ao ser humano. Os cachorros merecem destaque, tendo em vista que, dos animais domesticados pelo homem, são os que apresenta extrema afinidade com o tutor.

Seja no emprego do pastoreio ou simplesmente como um amigo e companheiro em nossas residências, o cão evidencia-se nas mais diversas situações em companhia do homem. Não podemos deixar de destacar do imaginário popular a indissociável a figura do cachorro em parceria com o policial, inclusive muitas raças são conhecidas pelas pessoas, de modo geral, como “cão policial”.

Tal parceria, consagrada nas telas da televisão e cinema sob a égide da sigla “K9”, uma abreviação do som emitido ao se pronunciar a palavra canine (canino) em inglês, elevou o cachorro à “profissão” de policial, atividade que desenvolvem com muita desenvoltura, seja na localização de drogas, de pessoas desaparecidas, de cadáveres ou em cenas de crimes e outras atividades que fortalecem o trabalho de Polícia Judiciária.

O adestramento de tais animais é efetuado por meio de uma criação realizada com muita dedicação, cuidado e emprego de técnicas modernas de motivação, sempre com a preocupação de manter a felicidade do animal.

A Polícia Civil possui em seus quadros cães de trabalho policial, podemos destacar o trabalho do “Projeto K9 PCSP”. Recentemente uma equipe de policiais que compõe o GOE (Grupo de Operações Especiais) de Adamantina, realizou visita a base de uma unidade do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de Franco da Rocha-SP, onde funciona o “Grupo de Operações com Cães” da Delegacia Seccional daquela região, fazendo contato com os Investigadores de Polícia Ednei (encarregado) e Thiago Rodrigues(profissional na área cinotécnica).

A Equipe do Projeto K9 é composta por policiais do referido grupo, que em 2017 iniciaram trabalho com auxílio de cães e, desde então, vem lutando juntamente com outros Policiais Civis para que a ideia seja expandida, inclusive, vislumbra-se a possibilidade de criação de uma unidade do tipo no âmbito da Delegacia Seccional de Adamantina por integrantes do GOE, em especial sob a tutela do Agente Policial Charlie Hartin, entusiasta da cinotecnia (técnicas de desenvolvimento do emprego policial do cão).

Cedida/Deinter-8