A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Educação informa que no período de hoje, 1° até na semana que vem, quinta-feira, dia 10, estarão abertas as matrículas para Pré I (alunos que completarão 4 anos até 31/03/2020) e Pré II (alunos que completarão 5 anos até 31/03/2020), nas sedes das unidades escolares EMEFI Guilherme Tammerik (Bairro Jardim Brasilândia); EMEFI Ver. João Milan Barbosa (Bairro Emílio Zanata); EMEFI João Vendramini (Centro); EMEFI Profa. Luiza Rossa Ribeiro (Bairro São Francisco); EMEFI Moacir Simardi (Bairro Metrópole); EMEFI  Ottília Braz Noguerol (Bairro Palmeiras II); EMEFI Waldomiro Machado (Bairro Vila Barros); EMEI Criança Feliz (distrito de Jaciporã) e EMEI Arco-Íris (distrito de Jamaica).

A Secretaria de Educação destaca que é obrigatório os pais matricularem as crianças na pré-escola, porque se trata da Educação Básica.

De acordo com o artigo 4º da Deliberação 166/2019 do Conselho Estadual de Educação, as crianças que até a data da publicação desta Deliberação, já estejam matriculadas e frequentando a Pré-Escola ou o Ensino Fundamental devem ter a sua progressão assegurada, sem interrupção, mesmo que sua data de nascimento seja posterior ao dia 31 de março, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento nos estudos.

A Educação explica ainda que as vagas não serão ofertadas por ordem de chegada dos pais e/ou responsável e a unidade escolar seguirá critério de setorização. A setorização refere-se à matrícula na escola mais próxima da residência. Deverá ser indicado o período desejado, porém se a quantidade de alunos exceder ao número de vagas será realizado um sorteio com a presença de todos os interessados, gestores e Conselho de Escola, considerando que é dever do setor público o oferecimento da vaga e não opção por período.

Para efetuar a matrícula é preciso que seja apresentado na secretaria da escola: – cópia da Certidão de Nascimento da criança; – cópia do RG, caso o aluno possua; – cópia do CPF, caso o aluno possua; – cópia do cartão do SUS do aluno; – comprovante de vacinação fornecido pelo Centro de Saúde; – cópia do RG dos pais e/ou responsável; cópia do CPF dos pais e/ou responsável; – uma foto 3×4 da criança e cópia do comprovante de residência em nome dos pais e/ou responsável.

A secretária de Educação professora mestre Vanessa Redígolo Castilho ressalta que “o trabalho desenvolvido nas unidades escolares municipais vem sendo desenvolvido com qualidade, os professores recebem diversas formações para que a prática docente seja cada vez mais eficaz. A equipe escolar e a Secretaria Municipal de Educação deseja a todos um ótimo final de ano”, pontua a secretária.