A Prefeitura de Tupi Paulista, por meio da Secretaria da Agricultura iniciou na manhã da última quinta-feira, 23, a entrega das mudas do café robusta aos agricultores cadastrados no programa.

O diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Municipal, Emerson Pereira Blaia visitou no final do ano passado a Cafeicultura Eldorado, em Adamantina juntamente com os engenheiros agrônomos Luciano e Nelson para verificar a produção das mudas que estão sendo doadas aos agricultores do município de Tupi Paulista.

O prefeito Alexandre Tassoni Antonio, com o intuito de incentivar os produtores rurais, está subsidiando 12.000 mudas do café robusta a 11 produtores rurais do município, de vários bairros, Barro Preto, Bandeirantes, Quebra Milho, Brotinho, Assentamento Santa Rita, São Bento e Cafézinho, incentivando assim o plantio da cultura no município.

Um projeto ousado que busca resgatar a cultura do café na região.

A Secretaria de Agricultura vai realizar visitas de orientação e assistência técnica aos produtores que estão participando do projeto.

SOBRE CAFÉ ROBUSTA

A crescente demanda pelo café robusta o elege como uma excelente opção de cadeia produtiva sustentável para a região Oeste Paulista, haja vista as condições climáticas serem semelhantes ao centro de origem e enquadrarem no zoneamento para cultivo da espécie. Somado a este fato verifica-se um aumento quantitativo e qualitativo de consumo da bebida expressado tanto pela indústria do café solúvel quanto pelas novas tendências de consumo de café, ressaltando a bebida expresso e “mix 3 em 1”.

VANTAGENS DO CAFÉ ROBUSTA

  • Menor custo de produção – maior produtividade;
  • Maior rusticidade (pragas e doenças) – menos agrotóxicos;
  • Sistema radicular vigoroso, melhor conversão nutricional;
  • Melhor rendimento de grãos e menor tempo de terreiro; (Com informações/Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tupi Paulista)