O dia 24 de abril é marcado como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, e, em 2020, a lei de regulamentação de Libras completa 18 anos. A Fundec celebra a data, que proporcionou a formação de diversos profissionais Surdos ao longo dos anos no CEP/UME e na Unifadra.

A Profa. Esp. e intérprete de Libras Adverilda Alexandre da Silva Costa destacou, nessa data tão importante, que hoje a acessibilidade às pessoas que dependem da língua dos sinais está muito mais avançada. A Fundec recebe e forma Surdos disponibilizando condições adequadas para que esses profissionais ofereçam serviços de qualidade para a nossa região, e também dá a oportunidade de atuação desses profissionais em salas de aula de suas unidades de ensino.

Todos os cursos de licenciatura e superiores da área de Saúde são obrigados, pela Lei 10.436/02, a inserir a disciplina de Libras aos alunos. “Dessa forma, os profissionais formados terão condições de realizar atendimentos de maior qualidade à comunidade surda”, comentou Adverilda Costa.

O ex-aluno Hugo César Machado de Brito é surdo e se formou em Pedagogia na Unifadra em 2017. Hoje Hugo acumula mais duas pós-graduações em Libras e Educação Especial por outras instituições. O jovem foi aprovado no concurso da Prefeitura Municipal de Dracena e atua na educação infantil da cidade. “É gratificante ver que hoje marcamos a quebra de barreiras para a acessibilidade na comunicação entre Surdos e ouvintes, possibilitando ao Hugo e tantos outros alunos uma profissão”, concluiu Adverilda.