Em meio à crise econômica encarada durante a pandemia do novo coronavírus, o Banco do Povo Paulista pode ser uma saída e um auxílio para micro e pequenas empresas locais se desafogarem durante esse período ruim.

O Fundo de Investimentos de Crédito Produtivo Popular de São Paulo, Banco do Povo Paulista (BPP), é o programa de microcrédito1 produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com as prefeituras, conforme disposições previstas na Lei Estadual nº 9.533, de 30 de abril de 1997 e no Decreto Estadual nº 43.283, de 03 de julho de 1998, com a finalidade de gerar emprego e renda através da disponibilização de linhas de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

Segundo o prefeito Juliano Bertolini, no mês de março, o governo lançou uma linha de crédito especial denominada COVID-19. “Para capital de giro em auxilio aos empreendedores liquidar seus compromissos (Aluguel, água, luz, folha de pagamento e boletos a vencerem na empresa). No entanto esta linha de crédito terminou no dia 20/05/2020. Atualmente estão sendo oferecidas as linhas de crédito para empreendedores, adquirirem”, explicou.

São duas linhas de crédito: Investimento Fixo e Capital de Giro. “Os Investimentos Fixos incluem animais para tração, recria produção de ovo mel e leite. Também todos os equipamentos, como condicionado, alarme, ferramentas de trabalho, mercadorias para locação, e bens informáticos”.

“Já o Capital de Giro é composto por todos aqueles recursos que servem para manter o fluxo da empresa. Permitindo compra de tudo aquilo que aciona o funcionamento da empresa no dia-a-dia. Entre outras coisas, incluem sementes, fertilizantes, animais para comercialização, animais para cria, manutenção do estoque que serve para o ciclo de circulação, preparação de solo e diversos tipos de vasilhame, como botijões de gás, caixas, garrafas, extintores de incêndio e galões de água”, explica o prefeito.

De acordo com o prefeito, durante a pandemia muitos empresários recorreram ao BPP. “Através das linhas de crédito acima citadas os empreendedores, tiveram a oportunidade de amenizar o impacto financeiro em seus empreendimentos durante o período de fechamento do comercio”, disse ele.

Critérios para ter acesso às linhas de crédito

Bertolini explicou que os requisitos mínimos para ter acesso às linhas de crédito são: “Desenvolver atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP; Se pessoa física, residir ou possuir um empreendimento há mais de dois anos em município contemplado pelo BPP; Não possuir restrições cadastrais no SERASA e/ou CADIN Estadual”, explicou.