Na terça-feira, 9, a Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a retirada das árvores da espécie Ficus (Ficus benjamina) na Praça Rotary.

As raízes da Ficus são muito agressivas e podem atingir um diâmetro de 60 metros, destroem galerias pluviais, de esgoto, fiações no subsolo, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais. Muitos moradores da região já haviam relatado graves problemas em função da invasão das raízes.

A Emdaep também registrou danos na rede de captação de esgoto. No local é possível detectar rachaduras do pavimento asfáltico e levantamento do solo, e a prefeitura tem documentos e laudos técnicos assinados por engenheiro ambiental da municipalidade que comprovam a situação.

Segundo a informação enviada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura, a Praça Rotary passará por grande reforma, mas o que deve ficar claro é que a retirada dessas árvores já estava programada (com ou sem reforma). A espécie Ficus não é recomendada para arborização urbana, elas foram plantadas no local há cerca de 30 anos, e algumas delas estavam muito próxima das guias e sarjetas.

Desde a administração passada, moradores da região se uniram em setembro de 2016 e solicitaram a retirada das árvores junto à Secretaria de Agricultura e também ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. Todos os documentos estão registrados em atas das reuniões.

O plantio dessa espécie é indicado para parques, fazendas, sítios e chácaras, conforme pode ser visto com uma simples pesquisa na internet. Em algumas cidades do Brasil, o plantio dessa árvore é proibido por lei.

A espécie Fícus benjamina pertence à família das moráceas. Ela é nativa da Ásia e alcança mais de 30 metros de altura, e os especialistas afirmam que onde se planta árvores dessa espécie, nada cresce, devido à dominância e agressividade de suas raízes que preenchem completamente o subsolo. (Assessoria de Imprensa/Prefeitura)