Você vai ver em algumas publicações por aí que 26 de março, é o Dia do Chocolate. Na verdade, nesta data é comemorado oficialmente o Dia do Cacau, que foi instituído por um projeto de lei para discutir e encontrar soluções para os cacaueiros do Espírito Santo e da Bahia. Como o chocolate é feito do cacau, e não tem muita graça comemorar este fruto, a data acabou, informalmente, virando também o Dia do Chocolate.
Esta data comemorativa não é unanimidade mundial. É comemorada também em 7 de julho (“Chocolate Day”), 13 de setembro (“International Chocolate Day”) e 28 de outubro (“National Chocolate Day”).
De qualquer forma, a data não importa, pois para nós, chocólatras todo dia é dia do chocolate! O ideal é priorizar a qualidade e não a quantidade, para poder curtir chocolates com frequência.
BOX
Como reconhecer o chocolate de boa qualidade
Você precisa usar seus 5 sentidos para reconhecer o bom chocolate
O que verificar antes de abrir a embalagem do chocolate
- Leia o rótulo
Lista de ingredientes: eles sempre aparecem em ordem decrescente de quantidade, então o primeiro ingrediente da lista é o que está presente em maior quantidade no produto. Cacau e manteiga de cacau são as principais matérias primas de um excelente chocolate, então devem aparecer logo no início da lista. O chocolate de boa qualidade tem basicamente:
pasta de cacau ou massa de cacau
manteiga de cacau
açúcar
leite em pó (no caso de chocolate ao leite)
lecitina de soja (por último, em pequena quantidade, é um emulsificante natural).
Outros tipos de gordura que apareçam na lista (como por exemplo gordura vegetal hidrogenada) não são bem vistos já que podem alterar o sabor do chocolate.
Claro que no caso de bombons e outros chocolates com recheios, a lista incluirá ingredientes adicionais relacionados a estes complementos.
Algumas marcas indicam na embalagem a porcentagem de cacau utilizada, principalmente nos chocolates amargos.
Apenas como curiosidade, segundo definição da Anvisa, a quantidade mínima de sólidos de cacau em um chocolate é de 25 % (g/100 g) e para o chocolate branco, o mínimo é de 20% de manteiga de cacau. Na Europa, estas quatidades mínimas são mais altas.
- Verifique o preço: Ao utilizar somente ingredientes de qualidade, naturalmente um chocolate de boa qualidade não será o mais barato. No entanto, o preço alto não garante a qualidade de um chocolate.
- Veja a data de validade: quanto mais recente a fabricação, melhor a qualidade. O que verificar depois de abrir a embalagem do chocolate
- Cheire: Coloque o chocolate sob o nariz e inspire profundamente, sentindo seus aromas. Chocolate tem um cheiro característico e intenso. Quanto mais forte e persistente, melhor.
- Olhe: Repare na cor e textura do chocolate. Ele deve ser brilhante e não deve ter manchas. Se estiver esbranquiçado, teve problemas na conservação.
- Toque: Pegue o chocolate na ponta dos dedos. Ele deve ser suave e sedoso ao toque, não pegajoso. Deve começar a derreter ao toque após um tempo.
- Ouça: Quebre o chocolate e preste atenção no som que ele faz. Deve ser o som de um estalo claro e o chocolate não pode dobrar ou desmanchar.
- Prove: Coloque o chocolate na boca e sinta a suavidade e a cremosidade. O chocolate deve começar a derreter na língua e o sabor deve se espalhar por toda a boca. O sabor do chocolate de boa qualidade persiste na boca por um bom tempo.
Conclusão
Estas são algumas características de um chocolate de boa qualidade, mas o que vale mesmo no final das contas é seu gosto pessoal. (Site: chocolatrasonline.com.br)