Ingredientes:

  • 1 kg de batata (cerca de 5 unidades)
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 dentes de alho
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • Noz-moscada ralada na hora a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta).  Com uma colher, espalhe toda a manteiga no fundo de um refratário grande de 26 cm x 34 cm (ou que comporte cerca de 3 litros) – é uma camada grossa de manteiga mesmo, para dar sabor ao preparo além de untar.

Lave, seque e descasque as batatas. Com um fatiador de legumes, corte as batatas em rodelas finas (se preferir, utilize uma faca para fazer fatias com cerca de 0,5 cm). Disponha as fatias de batata por todo o fundo do refratário, uma sobreposta a outra (em escama), formando uma camada única – assim todas as batatas cozinham e gratinam por igual no forno. Tempere com 1 pitada de sal.

Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Transfira para uma panela pequena (ou fervedor), junte o leite e leve ao fogo médio até começar ferver. Desligue o fogo e tempere com 1 colher (chá) de sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

Descarte os dentes de alho. Com uma concha, regue o leite quente sobre as batatas. Cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até que as batatas estejam macias.

Faltando 5 minutos para o tempo das batatas, coloque o creme de leite fresco na mesma panela em que aqueceu o leite (nem precisa lavar). Leve ao fogo médio até começarem a subir as primeiras bolhas. Desligue o fogo.

Com cuidado, retire o refratário do forno e descarte o papel-alumínio. Com a concha, regue as batatas com o creme de leite quente. Volte ao forno para assar por mais 30 minutos, até gratinar. Sirva a seguir.