Ontem, 15, pela manhã, foi realizada uma carreata e buzinaço contra o aumento abusivo do ICMS no estado de São Paulo. A saída dos carros partiu da frente da Transouza e percorreu por ruas avenidas da cidade até o centro.

Segundo organizadores do evento, a realização da carreta foi a alteração do ICMS pelo Governo do Estado para os veículos usados em 207%. Além disso, o aumento da alíquota em diversos outros produtos do dia a dia da população também esteve em pauta.

Durante a carreata um caminhão de som puxava a fila dos carros. Entre as principais reinvindicações, além do aumento abusivo do ICMS, estava a cobrança em cima dos políticos em geral. Uma música que faz criticas sobre impostos brasileiros, do rapper carioca Gabriel o Pensador, se confundia com as buzinas dos carros.

De acordo com Edson Isidoro, um dos organizadores da carreata, nada justifica o aumento nessa proporção. “Realmente é um desabafo dos lojistas que estão sufocados com esse aumento de impostos abusivos. Não há uma explicação para essa mudança de 207% em cima de veículos usados”, disse Isidoro, representante de uma loja de revenda de carros.

O aumento é muito maior que a inflação registrada em 2020, que fechou o ano em 4,52%. Para Isidoro, é desproporcional. “É isso que estamos reivindicando, o cancelamento deste decreto que colocou esse valor abusivo”, explicou.

Sobre seu ramo de atuação, Isidoro disse que foram muito prejudicados. “Fomos nós que sofremos esse aumento desproporcional. Imagino que no Brasil nada aumentou nessa proporção. Ficou impossível de trabalhar, não conseguimos ficar de portas abertas para trabalhar em cima desse imposto”, disse ele.

A manifestação, afirmou Isidoro, foi para passar a mensagem para a população da dificuldade que será enfrentada. “Infelizmente as consequências serão fechar empresas, demitir funcionários. Isso que queremos mostrar pra população”, concluiu Isidoro.