Fernando Ruiz, antigo presidente da EMDAEP (Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena), esteve na redação do Jornal Regional e Portal e Portal Regional para prestar contas em relação aos quatro anos que esteve à frente da empresa dracenense.

De acordo com ele, quando assumiu o cargo, a empresa estava em situação caótica. “Quando peguei a empresa ela estava praticamente quebrada, uma situação caótica. Quando entrei não tinha dinheiro”, disse ele.

Em balanço assinado pelo antigo prefeito Juliano Bertolini e por André Lemos, atual prefeito, o quadriênio da EMDAEP entrega R$ 2.312.116,39 em caixa. “Quando entrei, tínhamos apenas R$ 62.641,60 em nossas contas. Hoje entrego uma empresa saudável, com muitos investimentos e diversos recursos estruturais. O nome da empresa estava até protestado. Tivemos que fazer um processo de reconstrução”, afirmou Ruiz.

Ruiz diz que os dois primeiros anos gestão foi de controle de gastos. “Em 2017 e 2018 foram anos de contenção de gastos e controle de contas para recuperar financeiramente a empresa. Com tudo sanado, tivemos dois anos, 2019 e 2020 de investimentos estruturais e melhorias nas condições de trabalho”, explicou.

Segundo ele, reformas no prédio e recuperação da frota de veículos foram realizadas. “O prédio foi revitalizado. Reativamos a fábrica de tubos, o que facilita logística e diminui custos. A frota de carros e caminhões estava totalmente sucateada e investimos muito nisso. Compramos sete novos carros, uma retroescavadeira, uma vibroacabadora, um equipamento de limpeza de esgoto. Além disso, deixamos dois caminhões comprados que serão entregues nessa gestão”, afirmou Ruiz.

De acordo com ele, neste período tudo foi licitado da forma correta. “Não existe mais negociata. Abríamos concorrência e quem oferecia os melhores preços e condições prestava o serviço. Além disso, foi o maior índice de corte de agua por inadimplências de toda historia da empresa. Não tinha interferência, classe social, nada disso”, afirmou Ruiz.

Ruiz afirma que o principal desafio da nova gestão é melhorar o tratamento de esgoto da cidade. “Em pouco tempo será necessário à construção de uma nova lagoa de tratamento de esgoto. A cidade está crescendo e será preciso investir em um local mais distante. Esse é o principal desafio de hoje”, disse Ruiz.

Problema recorrente nos últimos anos, o abastecimento de água foi sanado em sua gestão. “Com a instalação da nova caixa d’água na Alameda Inglaterra o problema foi solucionado”, garante Ruiz.

Por fim, Fernando Ruiz deixa uma mensagem de agradecimento. “Sou grato a todos que trabalharam comigo nesses anos. Funcionários, diretores, me orgulho muito de ter feito parte deste time. Foi um desafio enorme, pegar a empresa na situação que estava e deixar ela saudável. Valeu a pena”, concluiu Ruiz.