A cidade de Dracena registrou em apenas 28 dias de janeiro o maior índice de novos casos de covid-19 na cidade. De acordo com levantamento realizado pelo Jornal Regional e Portal Regional, que acompanha a evolução da doença na cidade, em quatro semanas de 2021 foram 560 confirmações.

Acompanhando desde o dia 1º de abril, data da primeira confirmação do novo coronavírus na cidade, em nenhum momento da pandemia foi registrada tantos novos casos como neste início de ano. Tal aumento em curto espaço de tempo deste ano representa um crescimento de 36,9% em comparação à soma de todos os casos de 2020.

Até aqui, o mês de janeiro representa pouco mais de um quarto de todos os casos da doença desde o início da pandemia. Os 560 novos casos representam 28% de todos contaminados em Dracena.

De acordo com o levantamento realizado pelo JR, que leva em conta os boletins diários divulgados pela prefeitura local, entre terça-feira, 27, e ontem, 28, foram 40 novos casos. São 12 em tratamento hospitalar e 213 em isolamento domiciliar. O que significa que Dracena conta com 225 casos ativos.

Até aqui, 1.999 pessoas testaram positivo para a doença. Com os números divulgados no boletim diário, 4,3% da população de Dracena já se contaminaram com o novo coronavírus. Desses quase 2.000 infectados, 1.735 são considerados curados. Dracena ainda conta com 42 casos suspeitos, sendo que dois deles estão internados na Santa Casa local

Média móvel

Se formos levar em consideração a média móvel, critério utilizado pelo consórcio de imprensa que acompanha a evolução da doença no Brasil, hoje dracena marcou 22,14 confirmações diárias. A média móvel é encontrada com soma das novas confirmações dividida pelos sete últimos dias.

Até aqui, o pico de contágio pode ser considerado no dia 21 deste mês, quando a média móvel marcou 24,4 confirmações por dia em média dos últimos sete dias.