O prefeito de Dracena, através de uma live em sua página no Facebook, afirmou que a situação está crítica e grave em relação à covid-19. Segundo ele, existe o risco de haver mortes por falta de oxigênio no CEMAC durante o final de semana.

De acordo com o que foi dito por André Lemos, existe a possibilidade de transferência dos pacientes que estão no CEMAC para o PAM (Pronto Atendimento Municipal), já que o CEMAC não conta com oxigênio encanado, apenas a utilização de cilindros, e ainda segundo Lemos, eles podem não suportar a demanda.

Boletim com 110 casos suspeitos

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 19, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.

Foram confirmados mais 50 novos casos da doença em relação ao boletim da última sexta-feira, 19. Ao todo, já foram 2.815 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 27 dracenenses estão em tratamento hospitalar e 600 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

São consideradas curadas do novo coronavírus 2.134 pessoas. Além disso, a cidade acumula 110 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Dentre estes suspeitos, todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.

O número total de casos ativos na cidade está em 627 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

UTI da Santa Casa de Dracena segue com 100% de ocupação

O boletim de ontem, 19, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que dez pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros 19, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 29 internações com pacientes positivados.

Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existe um paciente internado em um leito de enfermaria no hospital.

Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores da microrregião de Dracena.

Após dois falecimentos no hospital na manhã de ontem, a Santa Casa de Dracena baixou a ocupação dos leitos de UTI ocupados para a covid-19 100%, somando-se os dez casos confirmados.

Segundo a Santa Casa local os leitos de enfermaria está em 95%. A prefeitura, segundo informou o site oficial da prefeitura, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 100%.

Sete óbitos em sete dias

A prefeitura de Dracena, através de uma nota oficial, confirmou durante o dia de ontem, 19, mais dois óbitos causados pela covid na cidade.

O 53º óbito em decorrência da covid-19 na cidade trata-se de uma mulher de 84 anos, residente no município. A senhora esteve internada no Hospital Regional de Presidente Prudente entre os dias 11 e 16 deste mês, quando evoluiu a óbito às 23h15 da última terça-feira. A informação do óbito foi recebida via SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), pela Vigilância Epidemiológica local nesta sexta-feira, 19.

O 54º óbito em decorrência da covid-19 na cidade trata-se de um homem de 81 anos, residente no município. Ele também estava internado no Hospital Regional de Presidente Prudente entre os dias 13 e 19 deste mês, quando evoluiu a óbito às 8h desta sexta. O senhor era hipertenso.

A municipalidade lamentou os falecimentos e se solidarizou com os familiares.