A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 22, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.

Foram confirmados mais 116 novos casos da doença, a cidade bateu o recorde diário de confirmações da doença. Vale ressaltar, que essas confirmações são referentes ao sábado e domingo, dias em que a prefeitura não divulga o boletim oficial. O recorde de novos casos confirmados em um dia havia sido na terça-feira da semana passa, dia 16 deste mês.

Ao todo, já foram 2.931 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 27 dracenenses estão em tratamento hospitalar e 618 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.

São consideradas curadas do novo coronavírus 2.229 pessoas. Além disso, a cidade acumula 58 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Dentre estes suspeitos, dois estão em tratamento hospitalar. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.

O número total de casos ativos na cidade está em 645 pessoas, outro recorde até aqui. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.

Pior média móvel de novos casos

Com a soma dos casos confirmados nesta segunda-feira, Dracena atingiu novamente o pico de contágio da doença na cidade. Atualmente, a média móvel diária está em 53,5 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.

O número de novos casos em 2021 é assustador. Até aqui, os 53 dias do ano marcou 1.471 novos contaminados pela doença. Isso representa um crescimento de 100,7% entre 2020 e este ano.

Apenas em fevereiro foram 898 confirmações até ontem. Em 22 dias deste mês o aumento foi de 56,7% em relação à janeiro.

Óbitos

Foram confirmados, de forma oficial, pela Prefeitura de Dracena, três óbitos decorrentes da covid-19 de moradores do município durante o fim de semana.

O 55º óbito trata-se de uma mulher de 72 anos, hipertensa e diabética. A paciente esteve internada na Santa Casa local entre os dias 17 e 21 deste mês, quando faleceu às 11h do domingo.

O 56º óbito também se trata de uma senhora de 81 anos de Dracena. Hipertensa, a paciente esteve internada na Santa Casa entre os dias 6 e 21 de fevereiro, quando faleceu às 18h20 também do domingo.

Já o 57º óbito, também de uma idosa de 89 anos, foi registrado na manhã desta segunda-feira, 22. Ela também residia no município de Dracena, a senhora tinha diagnostico de Alzheimer. Ela esteve internada na Santa Casa de Dracena do dia 17 até o dia 22 deste mês, e faleceu às 7h50.

Quanto aos casos de pacientes que falecem em outros municípios, a Prefeitura aguarda a chegada da declaração de óbito para fazer a publicação.

Fevereiro já registrou 17 óbitos causados pela covid em Dracena. Apenas em 2021 foram 25 dracenenses que perderam a vida em decorrência da covid. O aumento entre 2020 e estes 53 dias é de 78%.

Colaboradora da prefeitura de 30 anos faleceu aguardando atendimento

A prefeitura de Dracena informou na manhã do último domingo, 21, o falecimento de Jeniffer Giló Pena, de 30 anos. Ela era colaboradora da secretaria municipal de educação do município. Jeniffer atuava na EMEI Arco-Íris, no distrito de Jamaica.

Segundo informou a prefeitura ela faleceu na madrugada entre sábado e domingo enquanto aguardava atendimento no PAM aguardando por transferência para o Hospital Regional, para tratamento da covid 19. Ela deixa uma filhinha de seis anos, os pais Nilton, motorista da prefeitura e Dora.

O falecimento de Jeniffer ainda não teve confirmação se foi causado pela covid ou não. Segundo a Vigilância Epidemiológica ainda não houve confirmação deste caso.

UTI da Santa Casa de Dracena segue com 100% de ocupação

O boletim de ontem, 22, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que dez pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros dezesseis, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 26 internações com pacientes positivados.

Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existe um paciente internado em um leito de enfermaria no hospital.

Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores da microrregião de Dracena.

A Santa Casa de Dracena segue com 100% dos leitos de UTI para covid ocupados. Além disso, dos 20 leitos de enfermaria disponíveis, até a manhã de ontem, 17 estavam ocupados, entre casos positivos e suspeitos da doença.

Ocupação do CEMAC e PAM

A prefeitura local, através da assessoria de imprensa informou que, segundo informações da diretora do Pronto Atendimento Municipal, Marisa Ortiz, aguardam neste momento (17h12), para vagas em hospital, quatro pacientes no CEMAC e dois pacientes no PAM, todos pelo sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde.

Confira a evolução da doença no gráfico abaixo: