Um tamanduá-mirim foi visto na noite de ontem, 4, em uma estrada no Jardim Village, em Dracena. Segundo Marcelo Shimidt, que flagrou o animal e foi imediatamente fotografado pela sua esposa, o bichinho ele estava tranquilo e sozinho.

De acordo com ele, o tamanduá cruzou a pista, entrou em um pasto ao lado. Ao adentrar no campo aberto, algumas vacas, segundo o autor do flagrante, se assustaram com a presença do animal silvestre e ele acabou fugindo.

O tamanduá-mirim, cientificamente chamado de Tamandua tetradactyla, um mamífero, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É um animal arborícola e pode ter até 105 cm de comprimento. Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores.

Pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins. Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionalmente podem ser deixados em “ninhos”.