A Secretaria de Educação de Dracena promoveu na quarta-feira, dia 30 de junho, a formação para os gestores, coordenadores e apoio pedagógico municipais de educação para debater o processo de adequação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas às demandas de nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O debate-formação contou com a mediação do professor doutor Paulo Fioravante Giareta líder do GForP – Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de professores e professor da graduação e do Mestrado em Educação da Universidade Federal, Campus de Três Lagoas. O professor Paulo Fioravante Giareta é especialista na área de Política Educacional e pesquisador na área de Política Curricular, especialmente, sobre a construção e implementação da política curricular da BNCC no Brasil.

A formação se estruturou em três momentos: primeiro, posicionou o que é o Projeto Político Pedagógico, enquanto projeto da escola, desenvolvido pelo coletivo escolar e a partir da realidade e das demandas concretas de cada escola; segundo, elucidou os principais desafios para o projeto da escola no atual contexto das políticas educacionais brasileiras; terceiro, buscou-se fazer um exercício de como elaborar o PPP da escola considerando a nova política curricular da BNCC.

A participação dos gestores municipais de educação foi efetiva e qualificada, orientada pela troca de leituras e experiências e centrada em uma postura propositiva capaz de olhar com realismo e compromisso para a educação face as exigências atuais.

A Secretária Municipal de Educação Juliana Corrêa Pereira da Silva com sua Equipe Pedagógica avalia positivamente a formação-debate uma vez que o professor Paulo Fioravante Giareta traz um olhar de pesquisador, mas também de professor e gestor da educação, possibilitando uma formação comprometida com a relação teórica e prática. (Com informações/Secretaria de Educação de Dracena)