EE 9 de Julho promove 4º Sarau Cultural

Alunos interagindo com as apresentações

EE 9 de Julho promove 4º Sarau Cultural

 

VANDERLEI VALÉRIO

DA REDAÇÃO

 

A EE 9 de Julho realizou nos dias 14 e 15 de setembro a quarta edição do Sarau Cultural. O tema desse ano foi Identidade cultural do Brasil, nos dois dias de apresentações os estudantes do ensino fundamental e médio, sob a orientação dos professores da área de Linguagens apresentaram teatro, dança e música.

A reportagem do JORNAL REGIONAL esteve a convite da própria escola acompanhando a atividade cultural, denominada Sarau, identidade cultural do Brasil “Isso aqui ô ô, é um pouquinho do Brasil iá iá” e presenciou momentos emocionantes com alunos proporcionando belas apresentações de regiões do Brasil, que certamente despertaram a veia artística de cada um deles.

Para que tudo desse certo foi preciso uma integração professores\alunos, que certamente ao longo dos últimos meses, foram preenchidos para criação de programação e ensaios das atividades apresentadas no Ginásio de Esportes da escola completamente lotado.

Foi notória a disciplina e educação dos alunos nas arquibancadas, que interagiram com os “artistas”, principalmente no momento emocionante da apresentação da aluna Maria Clara, que interpretou a música Exagero, de Marilia Mendonça. A jovem cantora levantou a plateia. No final ainda comandou uma “capela” no trecho principal da música.

Foi uma enorme surpresa ver a Emilene interpretar uma música de Vinicius de Moraes para uma plateia exigente e acostumada a ritmos atuais. O clássico “Onde anda você” foi acompanhado atentamente. Eles estavam ouvindo uma das músicas mais lindas de um dos melhores compositores brasileiros.

Foi ótimo acompanhar o som da sanfona de Rafael Araújo no clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga e o violão de Lucas Santos.

No evento constaram várias danças dignas se serem comparadas à boas academias.

A vasta programação de bom gosto não deixou nada de fora. Nem mesmo os professores, que em coro com os alunos, interpretaram musicas regionais sertanejas como o clássico “Cavalo Preto”, ao som de sanfona, violão afinado de Lucas Santos e até violino.

Não há como nominar todos os professores envolvidos no “show”, mas estão de parabéns a professora Janete na coordenação do evento e a diretora Lúcia Fátima pela liderança demonstrada ante aos alunos e professores.

São exemplos assim que mostram que nossa juventude é saudável e inteligente. Basta saber como despertar o que cada um pode oferecer. Parabéns a todos os professores da escola.