Alunos da USP (Universidade de São Paulo) fecham na manhã desta sexta-feira (4) a rua Alvarenga, na altura da rua Afrânio Peixoto, na zona oeste de São Paulo. O ato ocorre em apoio às manifestações dos alunos da rede estadual de ensino contra a reorganização escolar.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via permanecia totalmente bloqueada por volta das 7h40 desta sexta. A manifestação começou às 7h e nesta manhã afetava o trânsito da marginal Pinheiros, sentido Interlagos, que apresentava 5,6 km de lentidão na pista expressa desde a rodovia Castello Branco até a ponte Cidade Universitária.
Ontem, estudantes da rede estadual realizaram protestos em vários pontos da cidade. Na manhã desta sexta, três pessoas continuavam presas por causa das manifestações.
Reorganização escolar
A reorganização da rede estadual de ensino foi anunciada pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB-SP) em setembro. A medida fecha 93 escolas e reorganiza as restantes por ciclo único. Deste modo, estudantes do ensino fundamental ficam em unidades diferentes do ensino médio.
Desde o anúncio da reorganização, alunos, pais e professores têm realizado protestos em vários pontos do Estado. Eles argumentam que o objetivo da reestruturação é cortar gastos e temem a superlotação das salas de aulas, além de alegarem a ausência de diálogo durante o processo. Cerca de 200 escolas estão ocupadas por estudantes.