Muitos colecionadores estão ansiosos para ver completo o álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2010, uma febre nacional. Por isso, a Rádio Liberal FM, com apoio do Jornal da Liberal, Jornal Regional e Teixeira Serv Festa vai mobilizar colecionadores de todas as idades para a 1ª Troca de Figurinhas do álbum da Copa 2010.
Hoje, das 9 às 12h, em frente à Rádio Liberal FM, haverá um espaço para receber os colecionadores que desejam trocar suas figurinhas repetidas. O objetivo é reunir o maior número de colecionadores possível e, consequentemente, aumentar as chances de troca das figurinhas para quem não conseguiu completar o álbum.
A ideia foi de um grupo de amigos colecionadores de álbuns dos mundiais. Luiz Paulo Jacon e Vinícius Nenartavis, que possuem os álbuns desde 98, explicam que para completar o de 2010, sem figurinhas repetidas, seriam gastos de R$ 95 a R$ 120. “Trocar figurinhas é uma maneira de economizar e ainda fazer amizades”, destacam.
E a amizade que influenciou Rafael Chitero a começar o seu álbum da Copa do Mundo. “É o meu primeiro álbum. Comecei com um virtual, mas vendo os meus amigos em busca das figurinhas para o álbum de papel decidi fazer um também”, conta.
Luiz Paulo disse que colecionar os álbuns é uma tradição por causa da Copa e que também chegou a colecionar cartões telefônicos. Vinícius, além dos álbuns, ainda possui a coleção que fez de latinhas antigas de cerveja e refrigerante, inclusive com algumas de outros países.
Outro dos amigos, Jean Andrêo, coleciona os álbuns da Copa desde 94. Ele, assim como os outros, já completou o álbum virtual, mas prefere o de papel. “São mais figurinhas para completar e, além de conhecer os jogadores, o álbum também funciona como tabela para acompanhar os jogos”.
Sobre a sensação de ter o álbum completo em mãos, os amigos são unânimes: “é triste e feliz ao mesmo tempo; feliz por ter completado o álbum, mas triste porque acabou e dá vontade de começar tudo de novo”.