A Adidas, fabricante da bola que será utilizada na Copa do Mundo-2010, na África do Sul, pronunciou-se sobre as críticas que a “Jabulani” recebeu de diversos jogadores – principalmente do Brasil, – que disseram que a bola é “sobrenatural”, de “supermercado” e “patricinha”. Surpresa, a empresa culpou as seleções, que não souberam se adaptar, pela dificuldade apresentada.
O argumento é de que a as seleções, que hoje reclamam, receberam a bola há muito tempo, justamente para poderem se adaptar. Além disso, segundo um porta-voz da Adidas, a Jabulani está sendo utilizada em campeonatos pelo mundo desde 2009, sem criar problema.
“A bola tem sido utilizada por meses. Nós começamos a usá-la em dezembro em uma grande variedade de ligas. Todas as respostas que tivemos têm sido positivas”, afirmou o porta-voz da Adidas, Thomas van Schaik.
“Ainda por cima, nós a distribuímos para todos os participantes [da Copa do Mundo], para que eles pudessem se acostumar com a bola. Aparentemente, eles não tiraram vantagem disso, já que estamos recebendo essas críticas só agora. Sob essas circunstâncias, estou muito surpreso”, acrescentou.