O setor da saúde enfrenta problemas principalmente quanto a falta de médicos especialistas. A situação se repete em grande parte das unidades de saúde municipais que oferecem serviços à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na região da Nova Alta Paulista essa carência ocorre devido a vários fatores como os baixos salários oferecidos por prefeituras e muitas vezes as condições dos municípios. Quem sofre na pele é a população que muitas vezes opta por uma consulta particular e quando não há condições financeiras para isso, precisa aguardar por um longo período na fila de espera.
No município de Adamantina a situação não está diferente. A maior demanda, segundo a Secretaria de Saúde, é na área de ortopedia (coluna, joelho, mão, quadril), endocrinologia, radiologia e diagnóstico por imagem (Ressonância magnética), pediatria (cirurgia pediátrica), oftalmologia (retina), gastrocirurgia e hematologia.
Embora haja especialistas em várias áreas, o número de profissionais é pouco para suprir a necessidade de todas as unidades de saúde do município
Para tentar reverter a situação, será realizado no próximo mês um processo seletivo que prevê a contratação de novos profissionais especialistas para atendimento no município, como pediatra, entre outros profissionais técnicos.
Outras medidas tomadas pelo município têm sido os convênios que garantem parcerias. “Além do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Tupã, Hospital de Clínicas de Marília, Santa Casa de Marília, Ambulatório de Ginecologia em Marília, Ambulatório de Otorrinolaringologia em Marília para atendimentos nas especialidades, Adamantina assinou convênio com o Consórcio Intermunicipal da Alta Paulista (CISAP) que estará oferecendo várias especialidades para o município”, informou em nota.
A Secretaria de Saúde explicou, ainda, a importância do Ame de Tupã como um centro de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, que atendem os pacientes encaminhados pela rede básica de saúde de Adamantina e de outros municípios. “É importante para o município de Adamantina poder contar com um complexo de atendimento idealizado para desafogar a rede pública de saúde e oferecer mais soluções aos usuários do sistema público, proporcionando diversas especialidades médicas, serviços de apoio diagnóstico e complementares.”, concluiu.
Mesmo em pouca quantidade, Adamantina possui hoje especialistas nas áreas de cardiologia, vascular, cirurgia geral, cirurgia vascular, coloproctologia, dermatologia, endoscopia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de família e comunidade, neurologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, radiologia e diagnóstico por imagem e urologia.